quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

RECEITAS

Sopa de feijão

  • 3 xícaras de feijão cozido e temperado (pode ser sobra de feijão)
  • verduras cortada em cubinhos de sua preferencia
  • 3 xícaras de água
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
  1. Bater o feijão, a água e o tomate no liquidificador
  2. Colocar o feijão batido e as verduras em uma panela e cozinhar, até amaciar a batata
  3. Se ficar muito grosso, acrescentar mais água
  4. Provar e acertar o sal, se necessário
  5. Salpicar com pimenta do reino a gosto, e servir

 A importância da sopa
Paula Veloso
clique aqui para ver toda materia da Paula Veloso 



Além de ser indicada no tratamento da obesidade, é importante para a manutenção do peso ideal, para as pessoas que sofrem de falta de apetite ou têm dificuldade em digerir, para os idosos ou ainda para controlar a ingestão compulsiva de alimentos nas crianças.

Até há alguns anos atrás, a sopa era obrigatória na mesa dos portugueses. De tal modo era importante que, quando alguém referia a ementa do almoço ou do jantar, quase sempre falava da sopa e do "resto", termo que conferia à sopa o papel principal. Para muitas famílias de baixos recursos económicos, este era, não raras vezes, o único prato da refeição. Este poderá ser um motivo que leva tanta gente a não a consumir nos dias de hoje... a sua conotação com a pobreza.

No entanto, pela sua riqueza nutricional e pelo seu baixo valor calórico, deveria ser obrigatória nas refeições de todos os que querem ser saudáveis.

Independentemente da região onde é consumida, tem sempre uma base constituída maioritariamente por água, "farináceos" que, dependendo da situação geográfica, podem ser batata, feijão ou outra leguminosa, ou mesmo pão, como na região alentejana. Invariavelmente, os produtos hortícolas como hortaliças de diversos géneros, cenouras, cebolas, abóbora, tomates, feijão-verde, entre muitos outros, entram também na sua constituição. Tudo temperado com um fio de azeite. Sim, um fio, não um rio!

Rica em vitaminas, minerais e antioxidantes - tão procurados nas farmácias a preço bem mais elevado e, seguramente, sem a mesma biodisponibilidade -, tem também um apreciável teor de fibras, idealmente combinadas com água para uma maior saciedade e um melhor funcionamento intestinal. 





0 comentários: